METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL


Quando pensamos sobre a importância de considerar o contexto sociocultural das crianças antes de fazermos qualquer proposta de trabalho, estamos situando:

 

Marque com um X a resposta devida.


 A criança como sujeito individualista e a organização dos conteúdos e do fazer pedagógico.


A criança como objeto dos deveres e a organização dos conteúdos e do fazer pedagógico.


A criança como sujeito, que precisa passar de ano, daí  a organização dos conteúdos e do fazer pedagógico.


A criança como sujeito de direitos e a organização do fazer pedagógico.


A criança como sujeito de direitos, deveres, obrigações, normas rígidas e a organização das salas e dos conteúdos por área de ensino.

Segundo Nóvoa (1991, p.68):

A prática educativa remete, frequentemente, para o processo ensino-aprendizagem e a própria investigação reporta-se, sobretudo, à ação didática. Mas a atividade dos professores não se circunscreve a esta prática didática. Nesta perspectiva, é necessário alargar o conceito de prática, não a limitando ao domínio metodológico.  

A partir dos dizeres de Nóvoa, é necessário o professor de Educação Infantil alargar o conceito de prática, portanto:


O professor precisa ser afetivo, mesmo não tendo domínio metodológico.


O professor precisa ter o domínio metodológico.


O professor precisa apenas ter uma boa prática didática e domínio metodológico.


O professor precisa ser um conhecedor do processo ensino-aprendizagem porque demonstra domínio metodológico.

 


O professor precisa ir muito além do domínio metodológico.

A brincadeira é para a criança o mesmo que a palavra é para o poeta: a essência, a alegria, a razão, a necessidade.  Por meio delas, a criança transforma suas ações e atitudes diante da realidade, da vida, e descobre o mundo. Se perguntarmos a pessoas adultas, qual a lembrança mais feliz de sua infância, a resposta, muitas vezes, incluirá situações de brincadeiras, que hoje, são consideradas como brincadeiras tradicionais.

 

Podemos citar como brincadeiras tradicionais, aquelas que aprendemos com nossos pais, avós, e que vão passando de geração para geração, permanecendo vivas em nossas memórias. Essas brincadeiras são muito resgatadas nas atividades escolares.

 

Das brincadeiras citadas abaixo, assinale aquelas que são consideradas brincadeiras tradicionais.

 

Das brincadeiras citadas abaixo, assinale aquelas que são consideradas brincadeiras tradicionais.

I – Ciranda – cirandinha e Passar-anel

II – Cobra-cega e Queimada

III – Barra-manteiga e Esconde-esconde

IV – Jogo de bets” e Jogos computadorizados.

V – Jogo de pião e Espelho ou mestre.  

 

Estão corretas apenas as afirmativas:


I, II, III e V;


I, II e  III; 


I, II, III e IV;


III e V;


I, II, IV e V;

Leia a afirmativa abaixo:

 

O jogo educativo ou jogo pedagógico tem o objetivo de ensinar, educar e desenvolver habilidades na criança. Para que ele tenha essa intencionalidade pedagógica precisa ser dotado da função lúdica e ao mesmo tempo educativa.

 

Portanto, podemos afirmar que o jogo contribui com o ensino e a aprendizagem quando:

 

I- O jogo beneficia o desenvolvimento cognitivo, a interação, a concentração e habilidades motoras como coordenação, destreza, rapidez, força.

 

II- O jogo é um grande motivador dos impulsos naturais da criança. Por meio dele ela cria estratégias para atingir os objetivos.

 

III-O jogo quando dotado da função lúdica e educativa, mobiliza esquemas mentais transformando-se em novas aprendizagens funcionando, assim, como um grande motivador.

 

IV- O jogo prioriza os movimentos, a coordenação motora grossa e fina e a participação em competições.

 

Estão corretas apenas as alternativas:


II e IV apenas;


I e  III apenas;


I, II e III apenas;


II e III apenas;


III e IV apenas;

O planejamento não garante que tudo transcorra exatamente como imaginamos – mas nos deixa seguros quanto aos nossos objetivos, prepara-nos para as situações, mesmo que inusitadas!

Assinale a única resposta que justifica a citação inicial da questão.


Levar em consideração que o planejamento deve ser diário, semanal ou quinzenal.


Levar em consideração o desenvolvimento integral da criança envolvendo as suas capacidades, a relação entre aprendizagem e movimento corporal e, as interações que são proporcionadas ao desenvolver as atividades planejadas.


Levar em consideração o lado afetivo e emocional da criança. Nesse processo, afetivo e cognitivo devem caminhar juntos.


Levar em consideração que a sala de aula enquanto espaço de vivencia e convivência é um espaço de aprendizado, portanto é fundamental que ela seja amorosa, acolhedora e cheia de significado.


Levar em consideração que os imprevistos e situações que porventura mudem o foco da aula acontecem, portanto, precisa manter o foco e retomar assim que possível sem descaracterizar os objetivos que foram traçados inicialmente.

Ao se estudar sobre a prática pedagógica das diferentes áreas do conhecimento na Educação Infantil, é preciso:

Marque com um X a única resposta correta.


A importância da intencionalidade da ação do aluno para efetivação de uma Educação Infantil com função diversificada e pedagógica.


A importância da intencionalidade da ação do colegiado da escola para  garantir a  mínima realização de uma Educação Infantil com função satisfatória


A importância do planejamento teórico e prático para a ação do professor, com vistas à efetivação de uma Educação Infantil com função pedagógica.


A importância da intencionalidade da ação do professor para efetivação de uma Educação Infantil com função pedagógica.


A importância da intencionalidade da ação do professor para teorização de uma Educação Infantil com função própria.

Uma forma muito importante pela qual a criança compreende a realidade social na qual está imersa é vivenciando-a simbolicamente, por meio do corpo, de brincadeiras e jogos.  A questão que se segue diz respeito a importância dos jogos na Educação Infantil.

Assinale com um V ou com um F as afirmações que se seguem conforme sejam verdadeiras ou falsas.

A.(   ) Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos nos jogos são também  constitutivos do processo de apropriação de conhecimentos.

B.(   )  O jogo enquanto atividade lúdica propicia a formação do ser autônomo, crítico e criador. Por meio dele, a criança experimenta diferentes emoções.

C.(   )  O desejo de brincar com o outro, de estar jogando juntos, envolve partilha de objetos, espaços, valores, negociações, entre outros.

D (   )  O jogo é importante no processo de construção do aluno, mas as crianças que estão em processo de alfabetização precisam priorizar a leitura e a escrita.

A sequência correta é:


F,V,V,F


V,F,V,F


F,F,V,F


F,V,F,V


V,V,V,F

Todo processo avaliativo que acontece no espaço escolar com crianças pequenas, precisa ser aquele que rompe com as barreiras do tradicionalismo, ou seja – uma avaliação mediadora e/ou transformadora.

Neste sentido as crianças na Educação Infantil aprendem de que forma?

Marque com um X a resposta devida.


Aprendem com o esforço do animador que, nesse caso, é o professor que estabelece uma relação de inclusão e de interação!


Aprendem com o apoio do coordenador de área que, nesse caso, precisa  estabelecer uma relação de diálogo e de interação!


Aprendem com o apoio do mediador que, nesse caso, é o adulto responsável pela escola, que estabelece uma relação de diálogo e de sustentação!


Aprendem com o apoio do interlocutor que, nesse caso, é o professor que estabelece uma relação de diálogo, ensino e de integração!


Aprendem com o apoio do mediador que, nesse caso, é o professor que estabelece uma relação de diálogo e de interação!

– Na educação infantil as formas de registro dão sentido ao processo avaliativo!

Por tudo isso podemos afirmar então que:

Marque com um X a única resposta correta.


Especialmente na educação infantil, é fundamental que a avaliação seja planejada, engessada, adequada e, além disso, ela precisa ser registrada.


Especialmente na educação infantil, é fundamental que a avaliação seja determinada, estruturada, quantitativa e, além disso, ela precisa ser registrada.


Especialmente na educação de pessoas, é fundamental que a avaliação seja planejada, estruturada, adequada e, além disso, ela precisa ser computada.


Especialmente na educação infantil, é fundamental que a avaliação seja planejada, estruturada, adequada e, além disso, ela precisa ser registrada.


Basicamente na educação infantil, é fundamental que a avaliação seja elaborada, estruturada, adequada e, além disso, ela não precisa ser registrada.

A criança da Educação Infantil aprende brincando e assimila conhecimentos que vão se transformando em novos aprendizados. Na ludicidade a criança ‘faz ciência’, combina imaginação e aprendizagem, introduz uma forma complexa de compreensão e reformulação de sua experiência quotidiana. O lúdico no espaço escolar provoca experiência afetiva, buscando novas formas de sentir e de compreender, tornando a infância mais compreensiva.

 

Assinale as alternativas corretas referentes a importância dos jogos e da ludicidade para o desenvolvimento infantil.

A. O movimento lúdico exercido na escola é uma possibilidade de lazer, diversão e estimula a linguagem motivando a socialização entre as crianças.

B. Os jogos aliados ao ato lúdico oportunizam a interação entre as pessoas e incita a criança a pensar em diferentes possibilidades de comunicação.

C. O ato do brincar permite inventar, imaginar, criar, e ainda, é considerado por vários estudiosos como a chave de ouro para facilitar o desenvolvimento da criança.

D. Os jogos e a ludicidade devem ser trabalhados na escola sempre que necessário para que o professor possa desenvolver suas atividades.

E. As atividades lúdicas estimulam a curiosidade, a descoberta, favorecendo a aprendizagem sobre o mundo com seus espaços, seus objetos e valores.

A sequência correta das letras é:


A, B, C, D, apenas.


A B, C, E, apenas.


C, D, E, apenas.


B, C, apenas.  


A, E, apenas.

Páginas: 123456